Playlist #1: músicas para ouvir no Dia do Índio

Que 19 de abril é o Dia do Índio, todo mundo sabe. Êta clichê danado de bom, hein?! E, na história da MPB, existem inúmeras canções que os homenageiam, direta ou indiretamente.
Para iniciar a nossa primeira Playlist, selecionamos alguns momentos inesquecíveis – ou não! – para reverenciá-los.
É clicar e ouvir (e, porquê não, assistir?!):

Momento 1: Baby (Consuelo) do Brasil em Todo dia era dia de índio
Lançada em seu LP de 1981, chamado Canceriana Télúrica, a composição de Jorge Benjor se tornou um dos grandes sucessos na voz de Baby, que voltou a apresentá-la recentemente no show Baby Sucessos:

Momento 2: Doces Bárbaros em Um Índio:
Composta por Caetano Veloso em 1976, e regravada por Frejat, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Zé Ramalho, entre outros, esta gravação é um trecho do reencontro dos quatro doces bárbaros Bethânia, Gal, Gil e Caê, realizado em 2002:

3) Momento 3: Legião Urbana em Índios
Clássico do pop rock dos anos 1980, Índios é uma composição de Renato Russo, que fechava o lado B do álbum Dois, lançado em 1986.
Nesta versão, acústica, de janeiro de 1992, Renato, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá a revisitam em um especial da MTV:

4) Momento 4: Beto Guedes em Amor de Índio:
Em seu segundo disco, lançado em 1978, o mineiro Beto Guedes trouxe a público esta verdadeira pérola, que abria o LP e dava nome ao álbum, que também tinha Feira moderna, O medo de amar é o medo de ser livre e Luz e mistério.
Confira Amor de Índio, em uma versão ao vivo:

5) Momento 5: Xuxa em Brincar de Índio
Esta não precisa ser levada a sério, mas fez (e faz!) parte da vida de muita gente, na infância ou não. Um dos grandes sucessos do LP Xou da Xuxa 3, que elevou a apresentadora à categoria de uma das maiores vendedoras de disco do Brasil, em 1988. Foram mais de três milhões de cópias vendidas, e, segundo o Guiness, este é o disco infantil mais vendido do mundo.
Nesta versão, Xuxa se apresenta no programa Globo de Ouro:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *